Londres já tem táxis eléctricos
Já se sabia que os famosos táxis londrinos tinham os dias marcados. Pelo menos com a configuração a que já nos tínhamos habituado, já que Sadiq Khan, o "mayor" de Londres, reiterou que é seu objectivo que os táxis londrinos cumpram a norma de "emissões zero" já em 2018. Podemos gostar ou não desta solução, mas a verdade é que os táxis são responsáveis por 15 % da emissão de óxido de nitrogénio na capital inglesa.
Não deixa de ser curioso que numa altura em que o Brexit "assustou" e afastou vários investidores do Reino Unido, a Geely tenha feito um dos maiores investimentos dos últimos anos (na área dos automóveis) em solo britânico, com especial destaque para a moderna fábrica construída em Coventry.
O futuro, tal como o novo nome da empresa sugere – London EV Company -, passará pela electrificação. E se já tínhamos visto os novos táxi de Londres (agora denominados ‘TX’) em testes nos lagos gelados do norte da Suécia, só esta terça-feira ficámos a conhecer a sua forma final.
"Hoje é um dia incrível para a empresa, para as cidades de todo o mundo, para o ar que respiramos e para os condutores de veículos comerciais. O lançamento da LEVC marca a liderança britânica como pioneira na criação de uma empresa dedicada na construção de veículos eléctricos para o mercado urbano comercial", afirmou o CEO da London EV Company, Chris Gubbey.
Recorde-se que a LEVC já recebeu uma encomenda de 225 unidades da Holanda, que deverá ser entregue em 2018, e é mais do que conhecido que o Grupo Geely também quer colocar estes Táxis a andar em Moscovo. Mas certo, para já, é que estes TX5 serão mesmo os novos táxis londrinos. E se a mecânica e o exterior mudou, a altura elevada manteve-se, dando continuidade a uma característica que surgiu nos táxis londrinos na época em que os "cavalheiros" se deslocavam de chapéu alto.